XequeMate

O maior forum de xadrez do Brasil
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Dúvida (regra simples)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Fabinho



Mensagens : 35
Pontos : 51
Reputação : 10
Data de inscrição : 14/05/2009
Localização : Umuarama

MensagemAssunto: Dúvida (regra simples)   Qua Jul 08, 2009 11:58 am

Pessoal, queria saber o que devemos fazer se um enxadrista promover, pegar uma torre, colocar de ponta cabeça e jogá-la em diagonal.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Marsil



Mensagens : 9
Pontos : 9
Reputação : 10
Data de inscrição : 14/05/2009

MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   Qua Jul 08, 2009 5:07 pm

Bom, sempre foi lance impossível.
Uma torre virada é uma torre mal arrumada. No caso o certo é chamar o árbitro e solicitar a peça, no caso parece que é uma dama.
É fd, nesses torneiosinhos acontece cada uma... os professores ensinam as coisas erradas e ai confundem os alunos. Ainda bem que os árbitros (bons) não deixam passar uma dessas...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Serafim



Mensagens : 8
Pontos : 11
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/05/2009
Idade : 25
Localização : Umuarama

MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   Qui Jul 09, 2009 7:44 pm

Bom, até a semana passada, eu estava convicto de que coroar um peão à torre virada de ponta-cabeça e movesse esta na diagonal seria lance impossível.

Até ficar sabendo que o AI Calleros não deu lance impossível no SUL BRASILEIRO ESCOLAR em Curitiba.


Agora também estou confuso Neutral
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.clubedexadrez.com.br/portal/umuarama
Dmas_BR



Mensagens : 4
Pontos : 4
Reputação : 10
Data de inscrição : 28/04/2009

MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   Dom Jul 12, 2009 12:06 am

De acordo com o artigo 3.7 e) Quando o peão alcança a última casa da sua coluna deve ser trocado, como parte de uma mesma jogada na mesma casa por uma nova dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor do peão. A escolha do jogador não está restrita a peças já capturadas na partida.
Esta troca de um peão por outra peça é chamada de ‘promoção’ e a ação da nova peça é imediata.
Então a colocação da peça não muda a ordem dos fatores.
No caso do Calleros suponho duas situações:
o torneio ser de nível escolar;
a partida não ter influência na classificação final.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Serafim



Mensagens : 8
Pontos : 11
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/05/2009
Idade : 25
Localização : Umuarama

MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   Dom Jul 12, 2009 4:36 pm

O trecho transcrito não cita se é ou não lance impossível mover uma torre de ponta-cabeça na diagonal.

o torneio ser de nível escolar;
Pensei que a regra do Xadrez fosse una, independente de nível de torneio. E se a decisão foi tomada por este motivo, foi um desmerecimento aos enxadristas por parte da arbitragem.

a partida não ter influência na classificação final.
Opção descartada. Tinha influência.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.clubedexadrez.com.br/portal/umuarama
Dmas_BR



Mensagens : 4
Pontos : 4
Reputação : 10
Data de inscrição : 28/04/2009

MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   Seg Jul 13, 2009 8:35 am

Como não diz que o lance é irregular?
"Esta troca de um peão por outra peça é chamada de ‘promoção’ e a ação da nova peça é imediata."
O termo "ação...imediata" se entende que a peça promovida age como tal. No caso se a promoção foi a uma Torre o ato de movela em diagonal a torna uma jogada irregular.
A questão das regras serem regidas a "punhos de ferro" não serve na educação infantil, isso poderia desmotivar o interesse do aluno pelo jogo. Pensando dessa forma o árbitro agiu de forma didática em não penalizar o atleta.
Imagine sendo cobrada a regra da Tolerância zero em uma competição desse porte. Imagine um aluno perder uma partida simplesmente por ter chego poucos segundos após o início da rodada. Algumas regras devem ser rigorosamente cumpridas, mas outras podem ser dribladas sem exagero.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Serafim



Mensagens : 8
Pontos : 11
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/05/2009
Idade : 25
Localização : Umuarama

MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   Seg Jul 13, 2009 9:49 am

O Termo "ação imediata" eu interpreto como: Logo que a peça é colocada no jogo as ameaças já ficam ativas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.clubedexadrez.com.br/portal/umuarama
Dmas_BR



Mensagens : 4
Pontos : 4
Reputação : 10
Data de inscrição : 28/04/2009

MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   Seg Jul 13, 2009 12:08 pm

Então se é promovido a uma Torre, como ela deve se mover?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Serafim



Mensagens : 8
Pontos : 11
Reputação : 10
Data de inscrição : 18/05/2009
Idade : 25
Localização : Umuarama

MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   Seg Jul 13, 2009 2:32 pm

Talvez em L. Mas isto não está explícito no trecho reescrito.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.clubedexadrez.com.br/portal/umuarama
Dmas_BR



Mensagens : 4
Pontos : 4
Reputação : 10
Data de inscrição : 28/04/2009

MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   Seg Jul 13, 2009 5:03 pm

Se a promoção é a uma Torre então os movimentos são através de colunas e fileiras e não em diagonal. Fique claro que não estou defendendo a atitude do Calleros, apenas procurando uma justificativa para tal decisão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Fabinho



Mensagens : 35
Pontos : 51
Reputação : 10
Data de inscrição : 14/05/2009
Localização : Umuarama

MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   Seg Jul 13, 2009 7:27 pm

Marsil escreveu:
Bom, sempre foi lance impossível.
Uma torre virada é uma torre mal arrumada. No caso o certo é chamar o árbitro e solicitar a peça, no caso parece que é uma dama.
É fd, nesses torneiosinhos acontece cada uma... os professores ensinam as coisas erradas e ai confundem os alunos. Ainda bem que os árbitros (bons) não deixam passar uma dessas...

Tb sempre achei que fosse lance impossível.


Dmas_BR escreveu:
De acordo com o artigo 3.7 e) Quando o peão alcança a última casa da sua coluna deve ser trocado, como parte de uma mesma jogada na mesma casa por uma nova dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor do peão. A escolha do jogador não está restrita a peças já capturadas na partida.
Esta troca de um peão por outra peça é chamada de ‘promoção’ e a ação da nova peça é imediata.
Então a colocação da peça não muda a ordem dos fatores.
No caso do Calleros suponho duas situações:
o torneio ser de nível escolar;
a partida não ter influência na classificação final.

É como o Serafim disse, era uma partida entre os dois primeiros.
Cara, acho que mesmo em nível escolar temos que ensinar da maneira correta, ou se não, ensinar errado, mas todos de uma só maneira. Aqui na minha região não pode fazer isso, daí nossos alunos não fazem, daí chegam na capital e isso pode... os pais acabam achando que estamos ensinando errado.


Dmas_BR escreveu:

A questão das regras serem regidas a "punhos de ferro" não serve na educação infantil, isso poderia desmotivar o interesse do aluno pelo jogo. Pensando dessa forma o árbitro agiu de forma didática em não penalizar o atleta.
Imagine sendo cobrada a regra da Tolerância zero em uma competição desse porte. Imagine um aluno perder uma partida simplesmente por ter chego poucos segundos após o início da rodada. Algumas regras devem ser rigorosamente cumpridas, mas outras podem ser dribladas sem exagero.

Então os alunos da educação infantil não devem aprender as regras??? Isso iria confundi-los, concordo que devemos pensar na questão motivação, mas não só das crianças, também dos professores, dos pais... os pais desse atleta ficaram muito nervosos, e disseram que o Calleros no primeiro momento mostrou as peças quais eram, e depois falou que podia, nem explicou que era por questão de idade ou por qualquer outro motivo.



Dmas_BR escreveu:
Fique claro que não estou defendendo a atitude do Calleros, apenas procurando uma justificativa para tal decisão.

Sim claro, isso é um fórum, estamos aqui para esses diálogos. O Calleros sempre foi uma referência.

T+
Voltar ao Topo Ir em baixo
Rogérioadmin
Admin


Mensagens : 40
Pontos : 81
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/04/2009

MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   Qui Jul 23, 2009 8:58 pm

creio que o calleiros cometeu um equivoco.... ao naum dar lance impossivel na situação acima...

uma torre de ponta cabeça eh apenas uma torre de ponta cabeça, e caso ela se movimente de maneira irregular sera anotado um lance impossivel ao infrator...

abraços
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://xequemate.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Dúvida (regra simples)   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Dúvida (regra simples)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» DÚVIDA EM MODELO DE RODA...(TALVEZ PALITO AMERICANA)
» Fazer um som simples pro Ka. Será que fica bom?
» Manutenção Preventiva garante vida longa ao carro
» Luta pela vida ! Exemplos aos oitentas...
» Moto não dá sinal de vida

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
XequeMate :: Xadrez :: Arbitragem-
Ir para: