>>- História do xadrez;
>>-Vídeo: Uma aventura no reino do xadrez.
>>- Tabuleiro, peças e relógio;
>>- Movimentação, captura e valor simbólico das peças;
>>- Xeque e xeque-mate;
>>- Roque;
//acho que roque pode entrar na movimentação, mas terá o problema de explicar quando não pode fazer o roque (em xeque ou passando por xeque)
//aqui pode ser uma divisão: eles ja podem jogar para chegar em situações como promoção, empate... e ai explicar o que fazer, acho que aprendem melhor
>>- Empates;
//acho que empates é bom passar depois que eles começarem a jogar
>>- Em passant;
>>- Promoção
>>- ////Captura na passagem (é o mesmo que en passant ahuauahu);
>>- Estruturas de peões;
>>- Princípios básicos de abertura;
>>- Mates elementares;
>>- Temas de combinação;
//aqui pode entrar algo sobre posicionamento estratégico das peças, como as diagonais dos bispos, colunas abertas pras torres etc, o problema de colocar as oito damas no tabuleiro.
>>- Anotação algébrica; (Jogar anotando)
>>- Mate em 1 lance, em 2 lances, em mais lances; (Resolver exercícios e anotar a resposta)
>>- Sistema Schuring e Sistema Suíço (Fazer um torneio Suíço)
>>- Filme: Lances inocentes (Trabalho de interpretação escrito);
>>- Confecção do Xadrez Humano.
>>Será que seria interessante trabalhar Australiana?
// Se eles estão começando, não mesmo ahuauauhhua
senão não vão querer jogar normal huahuahua
Acho que é só isso, mas é claro que são só sugestões, depende muito do tempo disponível para a oficina.
Beleza xuxa ahuauhauhhua
e tem que ensiná-los a torcer pro tricolor também!!!!!!!! ahuahhuahu
Tri...co...looooOoOOOooOOooOoOR!!!!!!!!